Aerador Rápido de Fluxo Descendente
O Aerador da Águas Claras Engenharia é do tipo rápido flutuante. Para aplicação no tratamento de efluentes industriais e domésticos: tanques de aeração, lagoas aeradas, tanques de homogeneização, remoção de voláteis e outros.
São compostos de um motor elétrico TFVE, ligado a um eixo tubular, com uma hélice propulsora em sua extremidade. Montados sobre um sistema de flutuação, mantidos em posição de trabalho por cabos de fixação.
O Aerador rápido de fluxo descendente foi desenvolvido para prover alta taxa de transferência de oxigênio com uma efetiva mistura de toda a massa líquida. Garantindo que os sólidos se mantenham em suspensão sem, no entanto, dispersar o líquido na atmosfera. O equipamento combina as vantagens da aeração com ar com bolhas finas e com a operação simples dos aeradores superficiais.
O Aerador rápido de fluxo descendente é um equipamento que trabalha de forma inversa dos aeradores superficiais rápidos convencionais de fluxo axial. Nesse último, a massa líquida passa pelo aerador e é descarregada radialmente na atmosfera, na forma de pequenas gotículas dotadas de alta velocidade.
Esta operação, além de tornar inseguro o meio ambiente pelos aerosóis desenvolvidos que trazem consigo organismos patogênicos do processo de tratamento, não garante a completa mistura de toda a massa líquida. Mesmo utilizando sentidos contrários de rotação, em aplicações onde várias unidades são requeridas.
Vantagens:
– Não contamina a atmosfera;
– Não expõe o motor elétrico a respingos;
– São fabricados nos sentidos horários e anti-horários, obtendo assim uma melhor eficiência na mistura do meio líquido;
– Transferência de oxigênio: 1,36 Kg O2/Kw.h.