Visando a preservação do meio ambiente e seus recursos hídricos, a Águas Claras Engenharia desenvolveu o Kit Reúso, um complemento opcional para sua estação de tratamento, que possibilita a utilização do efluente tratado para atividades menos nobres.
A Águas Claras Engenharia desenvolve e fornece estações para o tratamento de efluentes, garantindo os corretos padrões de descarte conforme as normas ambientais vigentes. Além disso, também foca na possibilidade de geração de águas de reúso, promovendo a utilização sustentável dos recursos hídricos.
A busca pelo reúso das águas geralmente tem como objetivo de utilização em casas, condomínios, comércio ou empresas, podendo até mesmo ser utilizado em processos produtivos. Seu aproveitamento é para atividades menos nobres, como descargas de sanitários, limpezas operacionais, regas de áreas verdes, umectação de obras civis, entre outras. Essa abordagem promove a economia de recursos hídricos e contribui para sua preservação dentro das instalações da empresa.
O reaproveitamento da água não apenas reduz o consumo de água potável em até 80%, mas também ajuda a minimizar o volume de efluentes descartados.
FUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO
O Kit Reúso da Águas Claras Engenharia deve ser implementado em sua Estação de Tratamento de Efluentes. Com o Kit Reúso, são implementadas etapas adicionais ao tratamento já realizado pelo equipamento, aumentando sua eficiência de remoção de contaminantes e adequação de parâmetros.
Após o tratamento pela Estação de Tratamento, o efluente clarificado é bombeado ao filtro de pressão, responsável pela remoção de contaminantes físicos e minerais, e então é dosado o desinfectante através de dosadora automática específica.
Concluídas essas etapas, o efluente tratado está com suas propriedades rigorosamente dentro dos limites exigidos pela legislação vigente e apto para ser reutilizado. As etapas de tratamento com o Kit Reúso o tornam mais vantajoso e apresenta uma ótima relação custo-benefício.
Uma vez ao dia deverá ser realizado a retrolavagem do filtro de pressão para evitar a sua saturação e garantir a qualidade do efluente tratado desejada. Para tanto, água limpa é bombeada no sentido inverso do fluxo do filtro. A água utilizada para a limpeza do filtro retorna para o início do tratamento. A periodicidade da retrolavagem poderá ser alterada avaliando o caso de cada cliente.
As ligações elétricas do Kit Reúso são feitas no próprio painel da estação de tratamento, que também opera de maneira semi-automática, dispensando a necessidade de operadores em tempo integral, minimizar os erros e gastos gerados em operações manuais, possuindo uma excelente relação custo-benefício com a garantia da correta tratabilidade do efluente.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO PARA REÚSO
- Remoção de até 95% da DBO;
- Remoção de até 90% da DQO;
- Processo automatizado;
- Fácil operação;
- Sistema compacto e modular;
- Baixo custo com produtos químicos;
- Baixo consumo de energia;
- Economia de água;
- Todo o equipamento em PRFV;
- Pintura epóxi;
- Plataforma de apoio.