Flotador por Ar Dissolvido
O Flotador por Ar Dissolvido da Águas Claras Engenharia é utilizado no tratamento de efluentes. O flotador pode atuar como pré-tratamento para sistemas secundários biológicos ou como tratamento final, para a remoção de DBO, DQO, óleos, graxas, gorduras e sólidos suspensos.
Como funciona o Flotador por Ar Dissolvido?
O sistema de flotação por ar dissolvido inicia com a dosagem de químicos na câmara de mistura rápida. Nesse compartimento são dosados alcalinizante, coagulante e polímero.
Em seguida, o efluente passa para a câmara de floculação. Através de uma agitação mecânica controlada, o lodo condicionado é agitado formando flocos. Nessa etapa, o gradiente de velocidade e o tempo de detenção do efluente são rigorosamente dimensionados, garantindo a eficiência do sistema. O efluente floculado passa para a câmara de flotação. Ao entrar na câmara de flotação, os flocos entram em contato com as microbolhas de ar. Os flocos agregados as microbolhas de ar são arrastados para a superfície pela diferença de densidade.
O lodo flotado acumulado na superfície do tanque é raspado periodicamente para um compartimento, o qual encaminha o lodo gerado para um sistema de desidratação. O líquido clarificado é encaminhado para o a próxima etapa de tratamento ou é descartado, dependendo do tipo de procedimento empregado.
Sistema de gerador de microbolhas
A bomba de microbolhas de multiestágio agrega alta eficiência ao FAD. Sua atuação inicia através da sucção da água e do ar. Em seguida, a alta rotação empregada por um conjunto de rotores provoca a mistura desses componentes a pressões de até 5 kgf/cm². As vazões de trabalho das bombas de microbolhas variam de 2 a 15 m³/h, dependendo do modelo.
Quando comparado aos processos convencionais de injeção de ar, a bomba de microbolhas garante menor tamanho e maior uniformidade nas bolhas geradas. Diante disso, a grande eficácia na geração de microbolhas reduz o consumo de químicos e consequentemente o custo operacional.
Juntamente com o saturador, essa bomba forma um sistema altamente eficiente na geração de microbolhas. A pressão gerada pela bomba de microbolhas no vazo de saturação garante a estabilização das bolhas formadas. A mistura ar e água ao ser expelida do saturador sofre uma abrupta diferença de pressão, liberando as microbolhas no flotador.
Ao serem expelidas, as microbolhas formadas para o tratamento de efluentes se agregam ao efluente floculado. As partículas em suspensão ao se juntarem as bolhas de ar têm sua densidade reduzida e são arrastadas até a superfície, formando o flotado. A remoção do lodo flotado ocorre por um sistema de raspagem.
Aplicação
O sistema de tratamento físico-químico dos flotadores é ideal para a aplicação em frigoríficos, laticínios, curtumes, empresas de celulose, cervejarias, refinarias, entre outras atividades no tratamento de efluentes industriais.
O formato modular do flotador, desenvolvido pela Águas Claras, possibilita a expansão do equipamento, ao agregar novos módulos ao sistema de tratamento.
Características do Flotador por Ar Dissolvido
- Indicado como pré-tratamento;
- Equipamentos dimensionados para vazões de 1 a 250 m³/h;
- Sistema compacto e modular, possibilita a expansão do equipamento;
- Remoção de óleos, graxas, gorduras e sólidos suspensos;
- Equipamento de fácil adaptação em sistemas de tratamento pré-existentes;
- Remoção de até 80% da DBO;
- Remoção de até 80% da DQO;
- Processo automatizado;
- Simplicidade operacional;
- Baixo custo com produtos químicos;
- Baixo consumo de energia;
- Ausência de odor;
- Economia de espaço;
- Todo o equipamento em PRFV;
- Pintura epóxi.